segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Embargo Suspeito

Pessoal,

Realmente os países europeus ainda insistem em tratar o Brasil como sendo uma das suas colônias mais lucrativas, assim como foi nos últims 500 anos.

A bola da vez agora é o embargo da carne brasileira na União Européia. Sejamos honestos, é óbvio que esta proibição pode ter qualquer motivo, menos o problema sanitário. Até porque onde não conseguem erradicar a doença da vaca louca e continuam consumindo a carne local, não estão com esta preocupação toda com a saúde.

O que se vê claramente é uma medida protecionista, uma vez que é economicamente impossível para os produtores europeus competirem com os brasileiros, em função dos altos custos de produção de lá, do ganho de escala que temos aqui, das vantagens climáticas, etc.

Agora, o que esperamos é que o governo brasileiro seja mais firme e, se for o caso, recorra à OMC, conforme declarou o ministro da agricultura Reinhold Stephanes à Folha On Line, e não se omita mais uma vez, como fez no caso do gás boliviano.

Afinal, os produtores que investiram para atender às exigências feitas pelos importadores europeus, não podem ficar com o prejuízo. E, nunca é demais lembrar, que o setor agropecuário brasileiro representa o equilíbrio para nossa economia.

Abraços,

Nenhum comentário: