domingo, 6 de setembro de 2009

O maior clássico do futebol mundial

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2009-09-06_2009-09-12.html
Ontem, mais uma vez, tivemos a oportunidade de presenciar um duelo do maior clássico do futebol mundial: Brasil x Argentina. Tecnicamente falando, Argentina x Brasil, pois o jogo foi na cidade de Rosario.

De um lado, tínhamos uma seleção repleta de craques que brilham no futebol europeu, uma seleção líder das eliminatórias. Do outro, por mais estranheza que nos possa causar, uma Argentina sem brilho, extremamente dependente da sua estrela solitária Messi, em uma situação pouco confortável na classificação.

Porém, o técnico argentino, Diego Armando Maradona, como bom argentino, tentou sustentar um ar de superioridade até o último momento. Além de todas as "manobras" para levar a partida para um estádio pequeno, sem alambrado separando a torcida dos jogadores, a Federação Argentina dificultou ao máximo a vida dos poucos brasileiros que se aventuraram em se deslocar até o país vizinho para assistir o jogo.

Mas quando a bola rolou, o que que se viu não foi bem isso. Apesar das estatísticas apontarem que os argentinos detinham o dobro de posse de bola, as reais chances de gol foram criadas pelo Brasil. E o que é melhor, duas delas convertidas em gols ainda no primeiro tempo.

No retorno do intervalo, quando parecia que a Argentina tentaria uma reação, mais uma vez se destacou a categoria extraordinária do jogador Kaká. Em um lançamento fantástico, deixou o Luis Fabiano de frente com o goleiro argentino para fazer o terceiro gol brasileiro. E ainda dizem que ele é "grosso".

Agora, convenhamos, está muito claro que o Dunga deu uma nova alma à seleção canarinho. Foi resgatado o orgulho de se jogar com a camisa canarinho. Mas, apesar disso, a Argentina de ontem não foi nem sombra do grande adversário de outros tempos. Quando impunha respeito e endurecia o jogo. Muitas das vezes, até de forma desleal. Não se vê um time com vontade de ganhar, de correr, brigar. Mais parece um bando de "peladeiros", sem esquema e sem a identidade portenha.

De qualquer forma, o Brasil não tem nada a ver com isso, fez a sua parte, se impôs e trouxe a classificação antecipada para a Copa do Mundo de 2010. Se teremos um bom desempenho na competição mundial, somente esperando para ver, mas que estamos com um novo ânimo para assistir a um jogo da nossa seleção, não tem como negar.

Nenhum comentário: