segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A verdadeira independência

http://caminholivre.files.wordpress.com/2008/09/brasil.jpg
Mais uma vez é 7 de setembro. E como acontece há muito tempo, estamos comemorando a nossa independência. Temos várias solenidades oficiais pelas principais cidades do país, com a presença dos nossos ilustres governantes, uma verdadeira demonstração de cidadania.

Será que é isso mesmo? Ou é apenas mais uma peça do nosso imenso e inigualável teatro político? Infelizmente, fico com a segunda opção. Que independência é esta onde continuamos reféns da violência dentro das nossas próprias casas? Que independência é essa que nos submete a uma das maiores cargas tributárias do mundo, sem o mínimo de contrapartida dos serviços prestados pelo Estado?

Neste ano, as comemorações têm um componente populista novo. É o famigerado pré sal. Agora todos os nossos problemas serão resolvidos. O país terá dinheiro para investir em saúde, educação, melhorar as condições de vida da população, diminuir as desigualdades sociais. Que maravilha. Pena que ninguém sabe ainda qual a dimensão exata do petróleo existente no pré sal, como será retirado de lá, entre outras perguntas básicas.

Mas uma coisa é certa: os interesses políticos já estão tentando tirar o máximo de proveito da situação. Seja no curto prazo, como trunfo para as próximas eleições presidenciais, como também no longo prazo. Todos querem garantir que, caso haja realmente a abundância de recursos alardeada pelo governo, tenham a chance de abocanhar parte do dinheiro.

Enquanto isso, a "marolinha" da crise continua a nos assombrar, a era Sarney continua firme e forte no Senado e a impunidade é a regra geral. E viva o nosso Brasil independente!!!

Nenhum comentário: